Romagnole na Mídia
Home > Sala de Imprensa > Programa de recursos huma...

Programa de recursos humanos recebe reconhecimento nacional

Veículo: Dia a dia Mandaguari
Circulação: Internet
Seção/Editoria: Geral
Data: 02/09/2014

Ter uma equipe qualificada é fundamental para o crescimento empresarial, no entanto, com o grande número de vagas oferecidas pelo mercado, conseguir pessoas com o perfil desejado tem sido cada vez mais difícil nos dias atuais. Para equacionar esse problema, muitas empresas estão investindo em projetos para formar internamente profissionais com as habilidades e competências necessárias ao bom andamento do negócio.

Este é o caso do Grupo Romagnole, fabricante de materiais elétricos com sede em Mandaguari e filiais em outros sete estados brasileiros. A empresa tem tradição na formação e desenvolvimento dos funcionários, prova disso é que hoje o presidente, todos os diretores e a maioria dos seus gerentes construíram suas carreiras na própria companhia. Esse conceito de formação do capital humano tem chamado a atenção de outras empresas e de entidades ligadas à área de RH e recentemente rendeu um prêmio nacional para o Grupo que emprega cerca de 2.300 pessoas.

O “Programa Crescer”, criado em 2011como uma das ações voltadas ao desenvolvimento dos colaboradores, foi um dos vencedores do Prêmio Ser Humano, Oswaldo Checchia, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH - Nacional). A Romagnole foi a única empresa paranaense a receber a premiação.
Desde a implantação, 278 funcionários do Grupo foram contemplados pelo programa. Por meio de palestras, treinamentos, dinâmicas de grupos e atividades como resenhas críticas, visitas técnicas, feedbacks e apresentações em público, os participantes são estimulados a desenvolverem competências que lhes permitam assimilar as adaptações às mudanças, ter uma visão sistêmica sobre a empresa, melhorar a eficiência da comunicação, desenvolver habilidades de liderança, buscar a melhoria contínua dos processos, trabalhar com foco na obtenção de resultados, fazer um bom planejamento e gerenciamento dos recursos disponíveis e desenvolver a capacidade de relacionamento interpessoal e trabalho em equipe.
Alex Manoel da Silva, que trabalha há menos de três anos na Romagnole, foi um dos profissionais que passaram pelo programa e foram contemplados com novos desafios na carreira. Em 2012, quando seu gestor o indicou para integrar uma das turmas, Alex era auxiliar administrativo em um das unidades da empresa, desde então recebeu duas promoções e hoje é analista. Ele diz que com os conhecimentos adquiridos deixou de visualizar seu trabalho como algo restrito ao setor onde trabalhava e passou a enxergar a empresa como um todo. “Isso é importante para que possamos realizar um trabalho com qualidade, procurando avaliar sempre o impacto de nossas atividades em todos os processos da empresa. O programa também me ensinou muito sobre trabalho em equipe e relacionamento interpessoal e me fez refletir sobre saber respeitar as diferenças e opiniões divergentes”.