Projetos ambientais
Home > Sustentabilidade > Projetos ambientais

Política Ambiental

"O Grupo Romagnole tem como uma de suas prioridades a proteção ao meio ambiente no desempenho de suas atividades, através da gestão ambiental responsável, comprometida com as expectativas dos seus clientes, acionistas, colaboradores e comunidade.”

Partindo desse princípio, o Grupo Romagnole mantém uma política ambiental responsável e um sistema de gestão ambiental prático e atual. As empresas utilizam-se destes meios para comunicar e conscientizar seus colaboradores sobre a importância da preservação do meio ambiente. Além disso, o Grupo atende todas as diretrizes e padrões legais de emissão de poluentes, descarte de resíduos e de utilização consciente de matérias primas, estabelecidos pelos órgãos ambientais responsáveis, utilizando tecnologias de produção limpa. O Grupo busca constantemente aprimorar seus produtos e serviços, respeitando as normas nacionais e internacionais de preservação ambiental e trabalha com seriedade e profissionalismo para que sua perpetuação no mercado esteja atrelada ao desenvolvimento sustentável e humano.

Principais projetos desenvolvidos

GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
A Romagnole mantém um projeto permanente de gerenciamento e destinação dos resíduos gerados em seus processos produtivos e administrativos. Dessa forma, a empresa reaproveita ou recicla 95% dos seus resíduos, entre os quais estão materiais como papel, sucata de metal, madeira, borra de tinta e solventes, entre outros. Os 5% restantes são encaminhados para empresas licenciadas responsáveis pela destinação final desses resíduos.

REDUÇÃO NO CONSUMO DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA
Preocupada com a preservação dos recursos naturais, a Romagnole conta com um programa de redução no consumo de água e energia elétrica, os quais vem apresentando resultados altamente positivos. O sucesso desse programa deve-se ao trabalho de conscientização desenvolvido junto aos colaboradores.

REDUÇÃO NA UTILIZAÇÃO DE INSUMOS
A busca incessante de processos produtivos e tecnologias que reduzem a utilização de insumos e causem menor impacto ao meio ambiente é uma realidade na Romagnole. Entre as ações desenvolvidas destaca-se a campanha de redução do uso de papel e a aquisição de equipamentos para recuperação de ácidos e solventes.

SEMANA AMBIENTAL
Com foco na educação ambiental do seu público interno, a Romagnole realiza anualmente a Semana Ambiental. Este projeto, que já envolveu mais de quatro mil pessoas, leva até os colaboradores informações importantes sobre as questões ambientais e os coloca em contato com os principais projetos desenvolvidos pela Romagnole nessa área.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O trabalho de conscientização ambiental dos colaboradores é feito de forma contínua por meio de treinamentos realizados ao longo de todo o ano e também durante o processo de integração de novos colaboradores. Este trabalho conta com o reforço do jornal e dos demais canais internos de comunicação da empresa.

DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS DE ÁRVORES
A Romagnole procura incentivar seus colaboradores a realizarem o plantio de árvores. Para isso, costuma fazer a distribuição de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, orientando sobre a forma correta de plantio.  Este programa já foi responsável pelo plantio de mais de três mil novas árvores.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS
A Romagnole realiza junto às escolas municipais de Mandaguari (PR), alguns projetos de educação ambiental que contemplam palestras ministradas pelos próprios colaboradores da empresa. Entre os temas abordados estão a coleta seletiva, consumo responsável de água e energia elétrica, preservação do meio ambiente e plantio de árvores.

COLETA SELETIVA
Tendo em vista o grande volume de materiais recicláveis gerados pela Romagnole, a empresa instituiu um programa interno de coleta seletiva de lixo. Esse programa vem sendo intensificado com o treinamento dos colaboradores e distribuição de materiais informativos.

LICENCIAMENTO, MONITORAMENTO VERIFICAÇÃO AMBIENTAL
A Romagnole cumpre a legislação vigente no país e possui licenciamento ambiental para todas as suas atividades. Além disso, é realizado o monitoramento ambiental de todos os seus processos produtivos através de análises ambientais periódicas da qualidade da água, solo e ar para garantir que nada saia em desacordo com as normas estabelecidas para cada atividade. Anualmente a empresa também realiza uma verificação interna em suas unidades para checar a qualidade ambiental de seus processos.

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO
Para tornar claro o comprometimento da Romagnole não só com o compromisso  da qualidade, mas também  com as questões Ambientais, de Saúde e Segurança do Trabalho, em 2010 a empresa intensificou os esforços voltados para estas esferas e deu início ao processo de implantação das Normas ISO 14001 e OHSAS 18001. Tal processo unirá estas certificações à Norma ISO 9001, formando um Sistema de Gestão Integrado (SGI) que atendera o comprometimento de boa qualidade sem prejudicar ao meio ambiente e preservando a vida e a segurança do colaborador.