Notícias

Benefícios da Smart Grid
Postado 01/06/2020 09:23:12

Benefícios da Smart Grid

Por Miro Andretto Noronha


As redes inteligentes têm uma proposta de valor agregada a seu destino, dentre eles estão a descentralização e distribuição da produção, redução de custo operacional e de transmissão, racionalização do consumo, análise de dados em tempo real e sustentabilidade.

O avanço desse tipo de rede interligada que recebe e envia informações, traz uma série de benefícios para todas as pessoas e organizações que a elas estão ligadas, direta e indiretamente.


Consumidores

Os consumidores se beneficiam por terem uma abertura de novas possibilidades à sua frente, em primeiro lugar pela economia de energia ocasionada pela perda em decorrência da centralização da produção, em um futuro próximo o consumidor poderá ter controle de seu consumo full time, saber onde está havendo perda ou excesso de demanda, poderá contar com alarmes de sobrecarga ou problema detectado, acesso a novas fontes de energias, negociação com mercados abertos e consequentemente poderá ter mais flexibilidade nas tarifas. Ao passo que pode se tornar também um prossumidor, passa a integrar toda uma cadeia de novos negócios que serão desenvolvidos.


Concessionárias 

Para as concessionárias se torna algo interessante por poder otimizar os custos operacionais, ter maior controle do que está acontecendo no momento em sua rede, tomar decisões baseadas em dados atualizados instantaneamente, acesso remoto e a uma fonte inesgotável de informações produzidas pelos consumidores, que as ajudarão a oferecer o que é necessário, quando se faz mais necessário, atribuindo mais confiabilidade e previsibilidade a entrega e qualidade do serviço prestado. Auxiliar no controle de fraudes, desvios e mudanças em padrões de consumo. Além de abrir possibilidades para parcerias que estimulem a geração distribuída e não sobrecarregue a demanda por fontes centralizadas das concessionárias.

Essas mudanças atingem a população enquanto consumidora pelos benefícios citados, mas também na questão social e ambiental, pois, somente pelo fato da diminuição do desperdício já é algo que diminui a necessidade de geração, além de estimular o fortalecimento de fontes renováveis cada vez mais viáveis a uma parcela cada vez mais maior de pessoas. Assim recursos podem ser direcionados onde haja mais necessidade de maneira limpa, beneficiando pessoas e meio ambiente, que beneficia novamente pessoas, em um ciclo de produção e desenvolvimento sustentável.

Avanços tecnológicos precisam de pesquisa e desenvolvimento de novas soluções, que por sua vez desencadeia uma operação mais especializada, que exige maior qualificação, o que viabiliza maiores salários que faz com que um ciclo econômico se aqueça.


Você pode ser interessar por:

Inteligência Artificial, Recursos Limitados e o Desenvolvimento Sustentável

Assine nossa news para receber notícias e atualizações