Eficiência Energética e a Indústria 4.0
Postado 25/09/2020 08:50:34

Eficiência Energética e a Indústria 4.0

Por Miro Andretto Noronha


A energia é um insumo vital para a indústria, ela é utilizada em toda a cadeia produtiva, e incide diretamente sobre o custo do produto. Quando é mal gerenciado compromete a competitividade da organização, neste sentido a eficiência energética é uma grande aliada para o sucesso das indústrias nesse processo de transformação que o segmento vem passando rumo a maior modernização de seus pátios fabris, digitalização ou virtualização de seus processos e todas a outras variantes da Indústria 4.0.

Segundo levantamento da ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, estima-se que anualmente os custos industriais brasileiros sofreriam uma redução de cerca de R$ 73 bi a partir da migração para as soluções técnicas da indústria 4.0, deste total R$ 7 bi estão ligados a economia de energia.

Tanto o conceito de eficiência energética quanto o de indústria 4.0, estão de olho na mesma coisa, transformar as plantas fabris pela economia de energia e pela utilização inteligente dos recursos. Sensores nas máquinas e a IIoT podem identificar desvios de consumo e anomalias, que sinalizam mau funcionamento do equipamento em tempo real, permitindo assim mais eficiência. Segundo o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, as fábricas inteligentes poderão reduzir seu consumo de energia em até 20% e evitar desperdícios com problemas de iluminação, que poderão ser personalizadas de acordo com a necessidade e horário. Todos esses dados coletados sobre demanda e consumo de energia são armazenados em nuvem e formam um banco de dados que ao ser analisado gera uma grande quantidade de informações que podem fornecer base para agir preventivamente diante de alguma situação e servir de comparação de custos de segmentos, cidades ou regiões. As opções são imensuráveis.

Mas essa preocupação vai além do retorno financeiro e se estende a busca por soluções para questões ambientais importantes e melhores condições de trabalho.


Você pode se interessar também por:

Eficiência Energética: Cidades Inteligentes

O que é EficiênciaEnergética?

Assine nossa news para receber notícias e atualizações