Notícias

O Futuro da Energia Elétrica no Brasil
Postado 26/03/2020 09:59:21

O Futuro da Energia Elétrica no Brasil

No mundo todo, a discussão sobre os caminhos que a produção de energia elétrica vem tomando, - de maneira simplificada - tende a três conceitos: descentralização de produção, descarbonização das matrizes energéticas e digitalização dos processos.

A busca por fontes mais sustentáveis e a flexibilização da produção, distribuição e também - ainda que em escala restrita - da aquisição da energia de diversos fornecedores, que vêm sendo impulsionadas pelos avanços tecnológicos, mostra um cenário bastante promissor para o mercado de energia e toda a cadeia de serviços e desenvolvimento que dela se origina, ou se viabiliza.

Potencial produtivo 

O Brasil é um país de enorme potencial elétrico, hoje a capacidade de produção brasileira ainda está pautada na geração hidrelétrica, mas conta com matrizes termelétricas que servem de segurança para períodos de aumento de consumo ou redução da capacidade hídrica por fatores climáticos e ambientais. Mas o grande potencial nacional se encontra nas fontes renováveis de energia, como a eólica, solar e dos biocombustíveis.

O Plano Decenal de Expansão (PDE 2027) estima que no Brasil será necessário investimentos na ordem de R$ 182 bi até 2027 na geração e mais R$ 108 bi na distribuição, para suprir a demanda projetada, isso gera uma janela de oportunidades enorme para iniciativas inovadoras que viabilizem esse consumo.

Mesmo diante de crises, tanto econômicas, quanto sanitárias (covid-19 atualmente) que desaceleraram o crescimento econômico no país, o futuro do setor elétrico ainda é otimista, tendo em vista que durante muito tempo ele vem se mostrado estável e com crescimento consistente,  o que nos leva a pensar e compreender conceitos que tornarão esse segmento cada vez mais atrativo para novos negócios e se desenvolvendo de maneira sustentável. O consumidor vem ocupando um papel importante em toda a cadeia, estando em busca de produzir sua própria energia, fazendo isso com novas tecnologias.

Mudança de cenário

Toda essa mudança tecnológica e social, nos coloca a frente de novos conceitos, tais como Smart Energy, que vem tomando espaço nos planos de desenvolvimento, este conceito integra pequenas ou médias geradoras de energia renovável em uma extensão menor entre seus consumidores, construindo assim redes inteligentes, que se utilizam de tecnologia, automação e fornecimento de dados em tempo real e muito mais agilidade, possibilitando operações e controle mais eficientes. Essas alterações no cenário abrem portas para que o mercado livre de energias se amplie, mas esse é um assunto para um próximo artigo.

Para saber mais sobre tecnologia, inovação e soluções no mercado de energia, continue acompanhando o nosso blog.


Autor:

Miro Andretto Noronha

Analista de Marketing


Talvez você se interesse por:

Inteligência Artificial, Recursos Limitados e o Desenvolvimento Sustentável

Assine nossa news para receber notícias e atualizações