Notícias

  • Home
  • Notícias
  • Artigos
  • Inteligência Artificial, Recursos Limitados e o Desenvolvimento Sustentável
Inteligência Artificial, Recursos Limitados e o Desenvolvimento Sustentável
Postado 16/03/2020 14:50:45

Inteligência Artificial, Recursos Limitados e o Desenvolvimento Sustentável

Presente x Futuro

Equipamentos e redes inteligentes, IoT, automatização industrial, inteligência artificial, learning machine, nós lemos e escutamos esses termos todos os dias em discursos promissores sobre tudo o que a tecnologia "do futuro" pode nos proporcionar. 

Mas ao mesmo tempo, ainda enfrentamos muitas questões do passado. Hoje o grande desafio de todos os setores é, manter o desenvolvimento e crescimento, sem depender exclusivamente dos recursos escassos, mas fazendo isso de maneira inovadora, menos impactante e de maior sustentabilidade, tanto ambiental quanto social. Descobrindo novas formas e meios de produção e otimização dos recursos.

Segundo uma pesquisa realizada por Ellen MacArthur Foundation e McKsinsey & Company, a Inteligência artificial (IA) não só pode acelerar essa mudança para um futuro mais sustentável, como também gerar mais valor.

A era dos dados

Todos os dados que alimentam uma inteligência artificial, passando desde a coleta dos mesmos, - que são fornecidas por nós, no nosso cotidíano, gerando um padrão de comportamento e consumo-, até a análise dos algoritmos que “preveem” o que precisamos, quanto precisamos e quando precisaremos novamente, por meio do aprendizado de máquina alimentado por um grande volume de informações, podem otimizar e regular a oferta de suprimentos. A energia por exemplo, se, de acordo com a base de dados colhida, a inteligência artificial identificar os horários, dias e padrões de alterações significativas de consumo, ela mesmo pode regular tarifas e fornecimento de acordo com a demanda, assim como fazer alertas de consumo excessivo ou desperdícios e redirecionar excedentes para outras localidades.

Toda essa compilação de dados ajuda em tomadas de decisões complexas de maneira mais rápida e assertiva. Isso também impacta diretamente na vida útil de um produto, pois se ele é dotado de IA ele pode prever sua manutenção preventiva, analisar a necessidade de reposição de peças ou upgrades operacionais, que visem redução de consumo de alguma fonte de energia ou matéria-prima, além claro de poderem ser projetados de forma a servirem de base de peças duráveis para novos produtos. Transformando desta forma os modelos de negócios para modelos mais sustentáveis.

Smart Cities

Esse conceito amplia-se a tudo em nossa vida, funcionando em escalas realmente abrangentes do nosso dia a dia. Como no caso das smart cities, com as suas redes inteligentes de distribuição de energia, a automatização traz benefícios por integrar à rede, fontes geradoras menores de energia limpa, como a solar e a eólica, que reduzem a distância que a energia tem que percorrer entre a fonte geradora e os consumidores, logo as perdas decorrentes desse percurso caem, diminuindo os desperdícios e aproveitando melhor os recursos usados para gerá-la. Leia mais sobre esse assunto aqui.

Impacto econômico

Todo esse avanço que visa não só o uso recional e consciente dos recursos e melhora a qualidade de vida das pessoas, tem um impacto profundo na economia. Um relatório encomendado pela  Microsoft chamado “How AI can enable a sustainable future”, estima que em 2030 o uso de IA em ações ambientais poderá contribuir com US$ 5,2 trilhões na economia mundial, criando 38,2 milhões de novos empregos ao redor do mundo e reduzindo gases de efeito estufa em 4%.

Se você se interessa por esse tipo de assunto e tudo que gira em torno de energia, transformação e tecnologia, continue acompanhando nosso blog, aproveite para ler outras matérias e conhecer sobre as soluções que temos a oferecer.


Autor:

Miro Andretto Noronha

Analista de Marketing


Talvez você se interesse por:

Consumo de energia nas cidades e redes inteligentes


Referências:

Jornal da UPS | Think With Google | Microsoft News Center

Assine nossa news para receber notícias e atualizações