O que é Eficiência Energética e Qual a sua Importância?
Postado 22/09/2020 13:14:57

O que é Eficiência Energética e Qual a sua Importância?

Por Miro Andretto Noronha


O conceito de eficiência energética é algo simples de se compreender: fazer mais, (ou ao menos o mesmo tanto) com menos garantindo a qualidade e viabilidade operacional. Gerar mais energia ou realizar o mesmo trabalho com menos recursos naturais de maneira inteligente eliminando o máximo de desperdício possível.

Para exemplificar vejamos o exemplo de uma lâmpada comum, ela demanda energia elétrica para gerar luz, só que somente uma parte dessa energia gerará luz, outra parte se torna calor e é dispersa pelo ambiente. Uma lâmpada incandescente tem uma eficiência energética de apenas 8%, sendo assim, apenas 8% da energia consumida pela lâmpada é convertida em luz, o restante é convertido em calor. Já uma lâmpada fluorescente está em cerca de 32%, tornando-a mais eficiente em produzir energia, pois há menos percas e dispersões do seu propósito que é iluminar.

A importância da eficiência energética

A eficiência energética é um assunto importante que impacta toda a cadeia energética. Sua importância é tamanha que existem programas em nível federal para tratar do assunto, como é o caso do PROCEL – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, desde 1985, que foi responsável pelo Selo Procel de eficiência energética que categoriza o consumo de energia de um aparelho, de mais eficientes a pouco eficientes.

A falta de eficiência energética, acarreta em uma série de impactos diretos e indiretos a todos, além do fator mais visível que é na conta de luz, ter que produzir mais para suprir a demanda vai demandar investimentos altos em infraestruturas de geração, transmissão e distribuição, impacta diretamente o meio ambiente e a sociedade, diminui a competitividade das indústrias nacionais pela elevação do custo da energia, afetando todo o ciclo econômico e social. Neste contexto melhorar o aproveitamento do que já existe, diminuir as perdas e evitar o desperdício são medidas cruciais.


Leia também:

Eficiência Energética na Gestão das 

Cidades Inteligentes

Eficiência Energética na

Indústria 4.0

Assine nossa news para receber notícias e atualizações