Os Maiores Parques Solares do Mundo
Postado 13/10/2020 09:49:00

Os Maiores Parques Solares do Mundo

Por Miro Andretto Noronha


A busca por alternativas sustentáveis e de baixo impacto ambiental para produção e fornecimento de energia, vêm transformando as matrizes energéticas por todo o mundo e criando uma verdadeira corrida pela liderança em energias limpas.

No topo da lista de países com as maiores plantas solares estão a China, Índia e EUA, mas outros países na Europa, norte da África e Oriente Médio, contam com grandes usinas/fazenda solares.

Liderança Chinesa

A China tem uma capacidade total de geração de energia solar que ultrapassa 130GW, abrigando enormes fazendas solares espalhadas pelo país. É também o maior produtor mundial de tecnologias para energia fotovoltaica. Segunda a Agência Internacional de Energia (AIE), mais de 60% dos painéis fotovoltaicos produzidos hoje, são da China. 


Parque Solar Desert Tenger - China

Considerado atualmente o maior parque solar do mundo. Ocupando uma área de 1200km², é capaz de produzir 1547MW.

Imagem: Parque Solar Desert Tenger - China

Uma curiosidade é que os painéis solares foram posicionados a fim de formar a imagem de dois pandas ao serem vistos de cima, o panda é um dos símbolos mais característicos do país.


Parque Solar Kurnool Ultra Mega - Índia

Ainda em expansão, tem capacidade produtiva de 900MW, mas quando finalizado terá a capacidade ampliada para 1000MW. Conta com 4 milhões de painéis instalados.

Imagem: Parque Solar Kurnool ULtra Mega Solar Park - Índia


Parque Solar Star Solar Farm I & II - EUA

Localizado na Califórnia, está em operação desde 2015 e tem capacidade de 600MW, é composto por 1,7 milhões de painéis solares.

Imagem: Parque Solar Star Solar - EUA


Parque Solar Noor Complex Solar - Marrocos

Em uma região de deserto, é uma usina solar térmica, apresenta uma capacidade de 579 MW ainda em expansão. É considerada a maior usina térmica do mundo. 

Imagem: Parque Noor Complex Solar - Marrocos

Os refletores se movem para acompanhar o sol, os espelhos filtram a energia do sol e aquecem o óleo sintético que segue por uma rede de canos, a uma temperatura que pode alcançar 350°C, esse óleo quente produz vapor de água em alta temperatura, que alimenta geradores movidos a turbina.

O sol da África pode transformar no futuro o continente em um grande exportador de energia para o resto do mundo.


Parque Solar PV Villanueva - México

É o maior projeto da América Latina, localizado no México, com uma capacidade de 830MW.

Parque Solar Villanova - México


Fontes: BBC News, Agência Internacional de Energia.

Assine nossa news para receber notícias e atualizações