• Home
  • Notícias
  • Artigos
  • Pensar energia é pensar sustentabilidade: Semana Nacional do Meio Ambiente
Pensar energia é pensar sustentabilidade: Semana Nacional do Meio Ambiente
Postado 04/06/2021 13:26:39

Pensar energia é pensar sustentabilidade: Semana Nacional do Meio Ambiente

Por Miro Andretto


As preocupações com o meio ambiente não são discussões antigas. Apenas nas últimas décadas passou a se dar atenção a essa temática, pois conforme a tecnologia e a ciência avançaram, foi possível compreender os impactos das ações humanas na natureza e prever suas consequências.

Isso ocorre em um momento em que a humanidade nunca se utilizou tanto dos recursos naturais.

Desde 1972, a ONU promove o Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 05 de junho, data que marcou a Conferência de Estocolmo, que foi a primeira com temática voltada à pauta ambiental.

A cada ano um país diferente sedia o evento. Em 2021, o país anfitrião, o Paquistão, traz o tema Restauração de Ecossistemas, que marcará o lançamento da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas.

  

Comemorações no Brasil

 

No Brasil, o Decreto Federal nº 86.028, de 1981, instituiu a Semana Nacional do Meio Ambiente, de forma que, há quarenta anos, a primeira semana de junho marca comemorações por todo o país.

A data marca a busca de um desenvolvimento sustentável e que promova a eficiência na utilização de recursos ambientais. Nesse contexto, o Brasil passou a configurar normatizações e certificações para promover organizações que se empenhem em um desenvolvimento sustentável

 

Mecanismos de conservação ambiental - a série ISO 14000

 

Como forma de garantir uma produção sustentável e ambientalmente responsável, no Brasil foi instituída, na década de 1990, por meio da ABNT, a série ISO 14000. Esta série se refere a normas de padrões ambientais estabelecidos internacionalmente em algumas temáticas, como ciclo de vida de produtos, desempenho ambiental, auditorias ambientais e sistemas de gestão ambiental, entre outras.

 

A ISO é um termo para definir, em inglês, Organização Internacional de Padronização; não se trata de uma sigla, mas de uma palavra grega que significa igualdade, e foi escolhida para que fosse utilizada por qualquer país, independente de sua língua.

 

No Brasil, a ABNT instituiu o CB-38 (Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental), que corresponde ao Comitê Técnico 207 (ISO/TC207), que é a área da ISO que engloba a série ISO 14000.

 

 

ISO 14001

 

Obter o selo ISO 14001 é um importante passo para uma instituição que preze pela sustentabilidade. Seu objetivo maior é possibilitar às organizações atender suas necessidades socioeconômicas em equilíbrio com a proteção ambiental.

 

Além de melhorar o desempenho ambiental e favorecer a necessidade de preservação do meio ambiente, as empresas que alcançam essa certificação conquistam uma imagem mais sólida perante o mercado e seus consumidores, além de evitar multas de órgãos fiscalizadores e trazer mais competitividade.

 

A Romagnole conquistou, em 2020, a certificação ISO 14001 em sua linha de transformadores. Após 15 meses de trabalho intenso, essa conquista demonstra o potencial produtivo e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos, primando pela gestão ambiental e pela satisfação de cada cliente que confia em nossa marca, que já tem 59 anos de experiência consolidada no mercado.


Referências: Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Casa Civil - Governo Federal, Certificação ISO

Assine nossa news para receber notícias e atualizações