Tipos de rede de distribuição
Postado 20/10/2020 08:24:21

Tipos de rede de distribuição

Por Fabio Petrilli


As redes de distribuição de energia têm como função o fornecimento e a entrega de energia elétrica aos usuários, com qualidade adequada no instante em que for solicitada, conectando grandes distâncias desde a geração até o ponto final de consumo. Esses sistemas elétricos de potência podem ser subdivididos em três grandes blocos:

 

- Geração: que efetua a conversão de qualquer forma de energia (eólica; hidráulica, solar, biomassa, etc.) em energia elétrica.

- Transmissão: que é responsável pelo transporte de energia elétrica dos centros de produção aos de consumo.

- Distribuição: que distribui energia elétrica recebida do sistema de transmissão aos grandes, médios e pequenos consumidores.

 

Tipos de redes de distribuição

 

As redes de distribuição primárias compõem as subestações de distribuição e podem ser tanto aéreas como subterrâneas, sendo as redes aéreas de uso mais difundido, pelo seu menor custo, e as redes subterrâneas são aplicadas em áreas de maior densidade de carga, como por exemplo a zona central de uma metrópole, ou onde há restrições paisagísticas. As redes aéreas são construídas utilizando-se postes de concreto e suportam em seu topo a cruzeta, na qual são fixados os isoladores de pino ou de disco. Utilizam-se condutores de alumínio com alma de aço CAA, ou sem alma de aço CA, nus ou protegidos.

 

  • Rede aérea com cabo nu: É o tipo de cabo convencional. Os condutores são de alumínio e sua isolação é feita através de um verniz apropriado.

 

  • Rede aérea com cabo pré-reunido: Este tipo de cabo é utilizado quando houver dificuldades locais para a instalação da rede aérea convencional, como locais com arborização intensa onde deve se preservar a ecologia, ou onde a poda de árvores é proibida;  locais de ruas estreitas e a rede convencional acarreta problemas de segurança com relação a luminosos, marquises, janelas e sacadas de edificações; entre diversas outras aplicações. Também é considerado sua aplicação, quando os índices de interrupção – DEC,FEC- da rede existente forem ocasionados por alguns fatores citados anteriormente e estiverem acima dos limites estabelecidos pelas resoluções da ANEEL e quando a carga a ser alimentada justifique a aplicação do cabo pré-reunido aumentando a confiabilidade do sistema.

 

  • Rede aérea com cabo protegido: O cabo protegido é a denominação adotada para identificar um cabo de alumínio dotado de cobertura protetora de composto extrudado de polímero termo fixo ou termoplástico, cuja cobertura tem a função de reduzir a corrente de fuga em caso de contato acidental do cabo com objetos aterrados e diminuir o espaçamento entre os condutores. A cobertura não confere ao mesmo a característica de cabo isolado, ou seja, não apresenta confinamento de campo elétrico no dielétrico da isolação e portanto não deve ser tocado. Este cabo é uma alternativa ao cabo pré-reunido e pode ser utilizado em locais onde são constantes os desligamentos causados por contato entre a linha e objetos aterrados ou objetos lançados na rede.

 

  • Rede aérea protegida compacta: Este tipo de rede é aplicado em áreas com características urbanas e rurais. Estas redes apresentam um melhor desempenho face as adversidades e condições ambientais quando comparadas às redes com condutores nus. Elas minimizam e podem até mesmo eliminar problemas com congestionamentos de estruturas, arborização, segurança, etc., garantindo uma melhoria no desempenho, na confiabilidade e na qualidade de energia elétrica distribuída. Este tipo de rede, pela sua própria configuração e por utilizar cabos protegidos que permitam eventuais contatos dos condutores energizados com galhos e folhas de árvores, permite uma melhor convivência do circuito elétrico com a arborização pois requerem uma menor área de podas, possibilitando assim, que sejam menos rigorosas e intensas. A rede protegida compacta emprega cabos protegidos numa configuração compacta, separados por espaçadores poliméricos em formato losangular e sustentados por um cabo mensageiro. O cabo de alumínio é o mesmo usado em redes com cabos protegidos.

Assine nossa news para receber notícias e atualizações