• Home
  • Notícias
  • Estados com Maior Capacidade Instalada kW de Geração Distribuída
Estados com Maior Capacidade Instalada kW de Geração Distribuída
Postado 29/07/2020 10:26:01

Estados com Maior Capacidade Instalada kW de Geração Distribuída

Por Miro Andretto Noronha


Segundo o relatório de junho de 2020 da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, os 10 estados com maior Geração Distribuída por Capacidade Instalada (kW) são:

1° Minas Gerais

2° Rio Grande do Sul

3° São Paulo

4° Paraná

5° Mato Grosso

6° Goiás

7° Santa Catarina

8° Rio de Janeiro

9° Ceará

10° Bahia

O relatório ainda mostra que o total de usinas de GD no Brasil é de 266.886, com 346.422 unidades consumidoras que recebem esses créditos, totalizando potência de 3.365.810,06 kW.

Veja relação de todos os estados aqui


Segundo artigo publicado pela revista Brasil Energia o investimento em energia pelos estados está aumentando. Medidas que buscam diminuir o impacto ambiental e redução de custos em energia elétrica vêm crescendo em todo país.

Uma das iniciativas destacadas é a do governo do Piauí, que em uma iniciativa de parceria público-privada, pretende construir oito miniusinas solares que totalizarão, segundo estimativas 40MW, suprindo a demanda energética dos prédios da administração pública do estado.

No Tocantins, o governo estadual sancionou um projeto de lei que visa instalar sistemas fotovoltaicos em novos prédios, em reformas e obras de manutenção de prédios públicos. Hoje através da Secretaria de Educação, Juventude e Esportes o Tocantis, está em processo licitatórios de sistemas FV para 22 escolas estaduais.

O governo do estado de São Paulo junto a Sabesp anunciou a instalação de 34 usinas solares em áreas ociosas de estações de esgoto.

O Ceará pretende abrir licitação para instação de sistemas de captação solar em 32 escolas da rede pública estadual.

Além de iniciativas nas edificações públicas, algumas medidas estão sendo tomadas no ambito social através das habitações. O governo do estado de Goiás, criou o Programa Fotovoltaico de Interesse Social, que construiram 770 unidades habitacionais com sistemas fotovoltaicos entre 2017 e 2019.


Você pode se interessar por:

O Impacto da Geração Distribuída: no consumo

Assine nossa news para receber notícias e atualizações