Notícias

Romagnole oferece soluções para consumidores do mercado livre de energia
Postado 30/05/2019 10:28:02

Romagnole oferece soluções para consumidores do mercado livre de energia

Atualmente cerca de 31% de toda a energia elétrica consumida no Brasil é adquirida por meio do chamado mercado livre, uma modalidade de negociação que já é adotada por 80% da indústria nacional. Os números são da Associação Brasileira das Comercializadoras de Energia (Abraceel) e embora sejam significativos, esses percentuais devem crescer com a aprovação de um projeto de lei que tramita no Senado.

Segundo a Abraceel, a liberdade de escolher o fornecedor gera uma economia média de 23% no valor da energia, porém essa autonomia ainda está restrita aos grandes consumidores, com demandas iguais ou superiores a 500 kW. Se o projeto em questão for aprovado, pequenos consumidores também terão a possibilidade de negociar a compra de energia direto com unidades geradoras.

Visando atender este segmento, há cerca de quatro anos a Romagnole incluiu em sua linha de produtos os kits para medição de energia no mercado livre. Os equipamentos podem ser acoplados às cabines de entrada, seccionamento e redistribuição que são fabricadas pela empresa ou montados em painéis independentes. A instalação acoplada às cabines tem sido a opção para projetos de construção ou expansão de plantas industriais que já são concebidas para receberem a energia do mercado livre. Já os painéis independentes são a opção mais procurada para os casos em que o consumidor está migrando do sistema cativo para este mercado, sem alterar as demais configurações da sua planta.

Em ambos os casos o produto é entregue ao cliente dentro dos padrões e normativas das concessionárias que atuam na região onde ele será instalado. Toda a montagem e especificações dos equipamentos e acessórios são feitos por uma equipe técnica altamente qualificada que a cada projeto avaliam todas as variáveis possíveis para garantir a segurança e a confiabilidade do produto.

Encontre a solução ideal para o seu projeto elétrico!