Notícias

Transformadores de Energia para Redes Subterrâneas
Postado 29/01/2020 10:36:42

Transformadores de Energia para Redes Subterrâneas

No Brasil é muito raro encontrar cenários urbanos - ruas e avenidas - sem a presença dos inúmeros elementos que integram as redes de distribuição elétrica. Apesar de essenciais para o fornecimento deste serviço à população, o cabeamento aéreo, modelo predominante nas redes de distribuição de energia do país, podem esconder uma série de problemas. Além dos riscos para a segurança, este sistema é mais suscetível a falhas, pois os elementos como cabos e transformadores ficam expostos, elevando os custos de manutenção entre outros transtornos ao consumidor, como por exemplo, a poluição visual das vias.

Para cumprir os indicadores de qualidade, em alguns dos principais centros urbanos do país as concessionárias começam migrar suas redes de distribuição elétrica do sistema aéreo para o subterrâneo. Os dados das agências reguladoras comprovam que nos locais onde esta solução já foi adotada houve uma melhora significativa na qualidade do fornecimento de energia, já os defeitos e interrupções de fornecimento neste tipo de rede são menos frequentes. Em todos os locais onde a mudança foi realizada foram registradas reduções na frequência equivalente de interrupção (FEC) e nos custos associados a manutenção.

No entanto, diferente do que acontece em boa parte do mundo, as iniciativas neste sentido no Brasil ainda contemplam um percentual extremamente baixo, quando se leva em conta a amplitude do sistema de distribuição de energia nas áreas urbanas do país. Passados mais de um século desde o início da utilização de cabos isolados na construção de redes de distribuição, apenas pequenas regiões de algumas cidades contam com sistemas subterrâneos. Porém, diante dos bons resultados atingidos, há uma tendência de crescimento na implantação destes sistemas, principalmente nos grandes centros.

 

Soluções específicas para o segmento elétrico

Aspecto visual agradável, mais segurança na operação, menores custos de manutenção e maior confiabilidade. Estes são alguns dos benefícios proporcionados pelas redes subterrâneas, que atualmente são adotadas predominantemente em indústrias de grande porte, condomínios horizontais, bairros históricos e até em usinas de geração de energia.

A implantação dessas redes, no entanto, exige a instalação de equipamentos que proporcionem elevados níveis de segurança para garantir que o sistema opere com eficiência e confiabilidade.  Fornecendo soluções para o setor elétrico há mais de seis décadas, o Grupo Romagnole foi um dos pioneiros na fabricação de produtos para atender este mercado e hoje é um dos maiores fabricantes de transformadores subterrâneos/submersíveis e pedestais do país.

Desenvolvidos por uma equipe de engenharia dedicada a essa linha de transformadores, devido às suas particularidades e exigências, esses produtos possuem dimensões otimizadas com o objetivo de proporcionar economia de espaço na instalação e estão aptos a operar em ambientes altamente agressivos e com riscos de inundação.

Esses equipamentos são responsáveis pela adequação dos níveis de tensão de distribuição provenientes das concessionárias de energia para os mais diversos tipos de consumidores, principalmente os da categoria comercial e residencial de grandes centros urbanos.

 

Características técnicas do transformador

  • Projetados em conformidade com a norma NBR 9369; - Fabricados com óleo vegetal ou mineral;
  • Tanques com tampa soldada para garantir hermeticidade plena;
  • Buchas de alta e baixa tensão especiais para manter o isolamento necessário, mesmo sob imersão total;
  • Radiadores tubulares ou elípticos para suportar pressões elevadas.

 


Autor:

Johnny Guimarães

Gestor de Produtos

 


Você pode se interessar também por:

Manual Técnico Completo Transformador Subterrâneo

Encontre a solução ideal para o seu projeto elétrico!