• Home
  • Notícias
  • Produtos
  • Religadores de Energia: A tecnologia para restabelecer o sistema com segurança
Religadores de Energia: A tecnologia para restabelecer o sistema com segurança
Postado 24/06/2021 09:13:04

Religadores de Energia: A tecnologia para restabelecer o sistema com segurança

Por Johnny Guimarães


Os religadores de energia representam um avanço de tecnologia muito importante no setor elétrico. Os sistemas de distribuição, que são configurados em redes complexas que alimentam as unidades consumidoras, são suscetíveis a sobrecargas e curtos-circuitos.

 

Para evitar o comprometimento das redes de energia, desde que surgiram os primeiros sistemas de distribuição, são utilizados os fusíveis. Embora usados em grande escala, sua aplicabilidade é limitada por exigir manutenção presencial, tem como consequência a elevação dos custos e a demora na resolução das falhas do sistema elétrico.

 

Segundo pesquisa realizada por meio da Fiocruz, “Nos anos 1980, curtos-circuitos ou sobrecorrentes em redes eram detectados por fusíveis de proteção programados para serem acionados de modo a proteger o circuito.

Fusíveis não distinguem defeitos permanentes e transitórios, seu acionamento exige deslocamento de equipe de manutenção para sua substituição e religamento manual da rede.

A adoção do religador automático é amparada em estudos segundo os quais mais de 90% dos curtos-circuitos são temporários e eliminados no primeiro religamento.”

 

Graças aos religadores, a falta de energia pontual que ocasionava apagões com frequência em dias chuvosos ou por diversos outros motivos tem se tornado algo do passado. Esta tecnologia possibilitou uma consistência maior das redes de energia, sua estabilidade e a redução de custos de manutenção, reflete em economia e eficiência para toda a matriz produtiva.

 

 

Funcionamento dos religadores

 

Nos  sistemas de distribuição, vários fatores podem levar a sobrecargas que resultam em interrupções e falta de energia. Os religadores atuam buscando restabelecer o sistema com ciclos de operação de abertura e fechamento do sistema, a detecção de corrente é realizada por 03 transformadores de corrente incorporados aos pólos do religador. Esses TCs fornecem uma medição contínua da corrente da linha, monitorada pelo sistema eletrônico do controle. Quando o nível atual excede o disparo mínimo programado, a intensidade da sobrecorrente é integrada ao tempo, usando uma característica de curva tempo-corrente programada. O controle então sinaliza o disparo no religador, abrindo os contatos principais das três fases. O controle eletrônico do religador permite ainda determinar as fases, sequências, operações para bloquear e fechar, o tempo de reposição, entre outras inúmeras funções avançadas ajustáveis.

 

Em cada ciclo de operação, o sistema é fechado por um curto período e caso a falta de energia persista o sistema fica permanentemente aberto, deixando a rede sem energia até que uma equipe de manutenção diagnostique e resolva a falha.

 

 

Aplicabilidade e benefícios dos Religadores

 

Os religadores de energia são mais usualmente utilizados nos sistemas de distribuição de energia. Sendo assim suas aplicações são variadas, indo desde as subestações de energia das concessionárias e sistemas de geração distribuída de fontes de energias renováveis.

 

Os religadores de energia Romagnole operam na proteção, controle e automação das redes aéreas de média tensão de 15 à 36,2 KV. Entre os benefícios desta tecnologia, destacamos:

 

  • Melhora imediata dos indicadores de continuidade do fornecimento de energia elétrica das concessionárias (DEC e FEC - queda nos tempos e frequências de indisponibilidade).
  • Conexão segura e redes inteligentes com total supervisão de parâmetros permitindo a instalação de elementos de geração distribuída e fontes renováveis (geração eólica, PCH’s e energia fotovoltaica)
  • Segmentação da rede e elevada capacidade de reconfiguração do sistema, pela redução dos tempos de resposta às faltas temporárias e permanentes.
  • Integração a sistemas Smart Grid, através das funções avançadas de automação e controle, tais como Transferência automática de carga e controle de banco de capacitores.

Assine nossa news para receber notícias e atualizações