Tipos de Transformadores de Distribuição e seus usos
Postado 26/11/2020 08:40:37

Tipos de Transformadores de Distribuição e seus usos

Por  Johnny Guimarães


O transformador de distribuição é utilizado nas redes públicas de energia elétrica para atender diferentes tipos de consumidores em áreas urbanas e rurais.

Esse modelo, cuja segurança e eficiência são atestadas pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), é muito utilizado pelas concessionárias de energia e pequenos consumidores particulares.

A potência desses transformadores varia de 5 kVA até 300 kVA. Eles são instalados em postes e têm a função de rebaixar a tensão da energia elétrica que chega até os consumidores. Refrigerados com óleo isolante de origem mineral ou vegetal, seus condutores elétricos podem ser de cobre ou alumínio, dependendo da norma que é aplicada pela concessionaria local.

Para garantir a confiabilidade do produto, são realizados ensaios de rotina em todas as etapas de produção e também após o fechamento do equipamento. Dessa forma, o controle de qualidade atesta a compatibilidade da potência, os níveis de perdas elétricas, a estanqueidade e outros requisitos que permitem assegurar a funcionabilidade e durabilidade do equipamento.

Portanto, um transformador de distribuição que remeta qualidade deve seguir todos os padrões especificados pela norma ABNT NBR 5440.

Existem dentre os tipos de transformadores de distribuição de redes elétricas, os modelos monofásico e trifásico, que serão detalhados a seguir.

 

Transformador de distribuição monofásico

O modelo de transformador de distribuição monofásico, é projetado para ser utilizado em redes de energia elétrica nas áreas rurais. Esse tipo de equipamento comporta cargas monofásicas e bifásicas, sendo composto por uma ou duas buchas primárias, H1 e H2.

 

Transformador de distribuição trifásico

O transformador de distribuição trifásico, diferentemente do monofásico, possui três buchas primárias H1, H2 e H3, sendo que cada bucha é alimentada por uma fase. Por conta dessa característica, esse modelo possui saída de tensão balanceada, não comprometendo assim o sistema elétrico de potência.


Leia também:

Programa Brasileiro de Etiquetagem - PBE

Assine nossa news para receber notícias e atualizações