• Home
  • Notícias
  • Transformador com Óleo Isolante Vegetal para Usinas Fotovoltaicas
Transformador com Óleo Isolante Vegetal para Usinas Fotovoltaicas
Postado 27/04/2020 16:41:47

Transformador com Óleo Isolante Vegetal para Usinas Fotovoltaicas

Ecologicamente correto, equipamento se alinha à proposta de gerar energia limpa

A opção por fluídos de origem vegetal para isolamento e refrigeração de transformadores elétricos está se tornando cada vez mais frequente no Brasil e um dos principais fatores deste crescimento é a preocupação com o meio ambiente. Por conta do apelo ecológico, a instalação deste modelo de transformador em usinas solares se configura como a decisão mais coerente e em sintonia com a proposta das usinas fotovoltaicas que geram energia limpa a partir de uma fonte natural, abundante e sem impactos ambientais.
Os fluídos vegetais aplicados nos transformadores são obtidos a partir de matérias-primas renováveis e apresentam índices biodegradáveis que chegam a 97%.
Isso significa que em caso de acidentes em que haja vazamento de óleo, por exemplo, o risco de contaminação do solo ou dos lençóis freáticos é muitas vezes menor do que se o equipamento utilizasse os fluidos minerais extraídos do petróleo. Outra vantagem do óleo vegetal é que ao final da vida útil do equipamento o líquido isolante pode ser reprocessado e transformado em biocombustível.
Mas embora a preocupação ambiental seja um dos fatores que mais chamem a atenção quando se fale deste tipo de produto, há outros pontos que merecem destaque, entre eles a segurança. Enquanto os fluidos minerais atingem o ponto de fulgor por volta dos 140ºC, no óleo vegetal isso só ocorre quando o aquecimento chega a 340ºC. Além de possibilitar o funcionamento do equipamento em temperaturas mais altas, essa resistência térmica reduz drasticamente o risco de incêndios.


Para saber mais sobre:

  • Vantagens ao produto,
  • Vida útil e
  • Estrutura, baixe o nosso Guia de Minigeração para Usinas Solares (pág. 7)

Clique aqui para baixar o Guia

Assine nossa news para receber notícias e atualizações