Aplicações específicas de cabines metálicas
Postado 06/08/2020 08:29:37

Aplicações específicas de cabines metálicas

Por Johnny Guimarães


Equipamento pode receber soluções customizáveis para atender estações de tratamento de água e esgoto


Nos últimos anos os órgãos reguladores estão aplicando exigências cada vez mais rígidas em relação à qualidade dos sistemas de tratamento de água e esgoto no país. Em paralelo, há uma crescente demanda por esses serviços, que ainda não estão acessíveis para uma grande parcela da população. Diante desta realidade, as companhias de saneamento precisam investir em equipamentos que proporcionem eficiência e confiabilidade às suas operações.

E é justamente para atender este segmento que a Romagnole, por meio de sua equipe técnica, vem desenvolvendo soluções customizadas que tornam seus produtos altamente viáveis para aplicação nos sistemas elétricos das estações para tratamento de água e esgoto, as chamadas ETAs.

Entre essas soluções se destacam os transformadores com eficiência energética atestada pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), que geram menos perdas elétricas e reduzem os custos operacionais, e as cabines para medição e proteção elétrica dos empreendimentos. Por serem instaladas em ambientes que são altamente corrosivos por conta da presença de umidade elevada e dos produtos químicos usados no processo de tratamento de água e efluentes, essas cabines recebem tratamento diferenciado na chaparia e tem o acabamento feito com um tipo de pintura especial que aumenta sua resistência à esses fatores externos.

Sem esses cuidados os problemas que podem ser originados pela corrosão e a formação de depósitos nos equipamentos diminuem o tempo de vida útil do produto, o que além de ocasionar um aumento dos custos de manutenção, pode provocar interrupções não programadas nas operações da estação.

O exemplo que trazemos é de uma cabine produzida pela Romagnole a partir de um projeto customizado. O equipamento foi fornecido à uma grande empresa de saneamento que necessitava do produto com características exclusivas para controle e gerenciamento das instalações elétricas de uma das suas unidades. Essa cabine foge dos padrões convencionais das subestações de entrada/medição das concessionárias de energia, pois possui características especiais em seu dimensional, peso e pintura.

Assine nossa news para receber notícias e atualizações